Futsal Feminino: mais do que um esporte, um aliado da cidadania

A Fundação Otacílio Gama tem a missão de promover a cidadania entre os jovens e mostrar que através do esporte é possível trabalhar em equipe com educação e respeito. O futsal feminino é uma das modalidades esportivas oferecidas pela Fundação que cumpre um papel de ferramenta social na vida de várias meninas. Com idades entre 09 e 23 anos, muitas alunas vêem no esporte a esperança para concretizarem seus sonhos de um dia tornarem-se atletas profissionais.

Os benefícios que a modalidade traz são muitos. A professora e técnica, Ana Cristina Olegário, explica que o futsal pode melhorar tanto o condicionamento físico quanto o raciocínio. “É um esporte que trabalha muito a resistência muscular localizada e o condicionamento cardiovascular. Além disso, por ser um jogo rápido, exige que se trabalhe a cognição.”

Na Fundação Otacílio Gama a união entre esporte e cidadania traz resultados positivos. Jéssica Monteiro, 17 anos, pratica o futsal há 3 anos, e ressalta a importância desta relação. “O trabalho que a Fundação faz através do esporte me incentiva a ter responsabilidade nos estudos também. Para estar aqui é preciso ter boas notas, por isso me preocupo não só em ser boa no futsal, mas, nos estudos, principalmente.”

Segundo Ana Cristina, o esporte tem um papel fundamental na vida das meninas. “Aqui a gente vê o esporte como ferramenta para livrar essas meninas do contato com as drogas, da gravidez precoce. Nossas aulas não são apenas de futsal, mas de cidadania”.

Para participar

Os treinos de futsal acontecem às segundas e quartas-feiras, das 13h às 14h30.  As inscrições podem ser feitas na Fundação, localizada na Av. Mandacaru, 181 – Padre Zé. Os documentos necessários são: comprovante de matrícula escolar, registro de nascimento, comprovante de endereço e foto 3×4.