Clínica Escola de Nutrição realiza atendimentos gratuitos

Proporcionar orientações e atendimentos nutricionais gratuitos e de qualidade para a população. Esses são alguns dos objetivos da Clínica Escola de Nutrição da Ciências Médicas. Supervisionados por professores, os alunos podem vivenciar situações reais de trabalho, desenvolvendo habilidades e experiência profissional.

Os alunos que participam do atendimento fazem parte do Projeto de Extensão de Alimentação Saudável contra Doenças Crônicas, do 5º período, e também da disciplina Prática Dietoterápica, que é do 7º período. “Nesse Projeto de Extensão a gente faz a prevenção das doenças, fazendo orientação de cardápios de alimentação saudável, sugerindo escolhas mais nutritivas de acordo com o estilo de vida de cada pessoa que nos procura. E também tem o atendimento feito pelos alunos de Prática Dietoterápica”, afirma a professora Mônica Lima.

Cuidado humanizado

Na Clínica são realizados diagnósticos nutricionais (avaliação antropométrica, alimentar, clínica e bioquímica), orientação alimentar e acompanhamento nutricional.  “Durante o atendimento a gente realiza a anamnese, avaliamos todo o histórico do paciente, os motivos que o fizeram buscar o serviço, qual o objetivo e realizamos uma avaliação corporal. Essa avaliação é chamada de antropometria, onde a gente verifica o peso, a altura, medidas de circunferência, medidas de percentual de gordura, para saber como está a composição corporal e com base nestes diagnósticos, e também com os diagnósticos clínico, a gente faz toda a orientação nutricional”, explica a professora.

Para Vânia Batista, que acompanha seu filho de 9 anos em sua 3ª consulta, é ótimo utilizar um serviço de qualidade, e ainda gratuito. “O excesso de peso fez eu procurar atendimento para Davisson, que com essa idade já tem 50kg. O irmão dele já fazia tratamento com a Dra. Mônica e foi muito eficaz. É excelente esse atendimento, uma oportunidade de cuidar da saúde, porque se ele não se cuidar no futuro será obeso. Sem falar, que todos aqui são ótimos com a gente”.

A educadora física Karine de Medeiros é atendida na Clínica Escola desde 2007. “É muito bom o atendimento daqui. Já tinha procurado outros nutricionistas antes, mas como Mônica não havia encontrado. Aqui eu tiro dúvidas em relação a alimentação, como se adaptar a alimentação saudável. Até no meu dia a dia me ajuda, porque trabalho muito com o corpo dando aula, até mesmo como uma forma de levar isso para a minha vida e repassar para meu alunos”.

Experiência

Nos atendimentos os alunos têm a vivência prática e precisam de criatividade para adequar um cardápio saudável a realidade dos pacientes. Para Ana Lúcia Pinto, aluna de Nutrição são desafios que só enriquecem o aprendizado. “A gente ver tudo na teoria, quando chega na prática pode ser um pouco diferente, mas é bom porque a gente aprende a desenrolar, cada dia é um caso diferente. Então, conseguimos adequar as dietas, ganhamos muita experiência, além de tudo que já aprendemos na Faculdade”, destaca.

A aluna Wlliane Soares enfatiza que é muito bom contribuir para a construção de uma vida mais saudável dos pacientes. “Eu sempre quis participar de um projeto de extensão, ainda mais nessa área de Clínica, que é onde eu pretendo atuar. As pessoas querem uma vida saudável, mas não sabem o que comer. E aqui, com esses serviços podemos oferecer as pessoas uma chance de elas se tornarem mais saudáveis”.

Serviço

A Clínica Escola de Nutrição está localizada na Fundação Cultural de Educação Ciências Médicas – FUNCEM, Instituição que faz parte do Complexo Ciências Médicas de Responsabilidade Social.

Para saber mais sobre agendamentos e atendimentos, ligue: (83) 3224-2913.